A QUINTA TESTEMUNHA (Mickey Haller, #4) - Michael Connelly

Olá sereias e sereios! Bem-vindos ao Míriam, the Mermaid!

Hoje venho falar sobre A Quinta Testemunha de Michael Connelly, um autor que eu já queria ler há algum tempo e que não me desiludiu! 
Este livro foi me gentilmente cedido pela Porto Editora, a quem eu não me canso de agradecer pela atenção, simpatia e confiança.

Título: A Quinta Testemunha
Autor: Michael Connelly
Editora: Porto Editora
Classificação: 🐚🐚🐚🐚🐚 / 5
* livro cedido pela editora para divulgação e opinião literária *
Sinopse: Havia sido um ano difícil para Mickey Haller, o advogado cujo escritório é o banco de trás do seu automóvel: embora os crimes não tivessem diminuído em Los Angeles, ninguém tinha dinheiro para pagar a um advogado criminal. A única solução fora dedicar-se a outros campos do Direito, nomeadamente, a contestação de execuções bancárias sobre hipotecas. Por isso, quando uma das suas novas clientes, Lisa Trammel, é presa e acusada do homicídio de Mitchell Bondurant, um executor bancário, o advogado empenha-se em provar a sua inocência, certo de que é na sala de audiências dos grandes julgamentos e na defesa dos oprimidos que a sua real vocação se cumpre. No entanto, há um preço demasiado alto a pagar pelo envolvimento num processo em que a única estratégia possível parece estar dependente de uma testemunha relutante: a instável relação com a ex-mulher e a filha deteriora-se rapidamente e Haller vê-se perante uma escolha impossível, que pode ameaçar a sua própria existência.

Começo por explicar que, apesar de este livro ser parte de uma série (Mickey Haller), não temos necessariamente que ler os livros anteriores para podermos ler este. Vi pelas redes sociais alguns comentários de outros leitores que também não leram os restantes livros (ou leram-nos "fora de ordem") e apreciaram a leitura mesmo assim, tal como foi o meu caso. 

Neste livro temos o nosso personagem principal, o advogado Mickey Haller, que devido ao estado da economia, passa a focar-se em defender clientes que estão em risco de perder as suas casas para o banco. Uma das suas clientes, Lisa Trammel, que não quer ficar de braços cruzados à espera que algo aconteça, começa a liderar manifestações contra o WestLand National, o banco que ameaça tirar a sua casa. Lisa torna-se o pior pesadelo do banco, que tem até uma ordem de restrição contra ela.
Um dia Lisa é acusada de algo gravíssimo: o assassinato de Mitchell Bondurant, o executor bancário do WestLand National e Mickey e a sua equipa trabalham incansavelmente para provar a inocência da sua cliente. 

Vocês que acompanham o blog (e as restantes redes sociais) sabem o quanto eu adoro este tipo de livros e este não podia ter começado melhor! Começou logo com um BANG, mesmo como eu gosto. 

Confesso que no início fiquei um pouco intimidada com o tamanho do livro (esta edição tem quase 500 páginas), mas não vão nem dar por elas a passar, prometo! O livro é narrado na primeira pessoa e para quem se interessa em saber todos os pormenores, todas as ideias que vão surgindo na cabeça do personagem principal, vai adorar entrar na mente do Haller. 

Apesar de não acompanharmos propriamente as investigações do crime, acompanhamos o julgamento e as provas que vão aparecendo à medida que a história se desenrola. Torcemos muito pela defesa, mas o autor consegue fazer-nos torcer também pela acusação, que conta com a promotora Andrea Freeman, uma mulher completamente badass, inteligente e competente naquilo que faz. Achei esta personagem incrível! Quanto à Lisa, apesar de esta ser uma "cliente dos infernos", que não respeita absolutamente nada daquilo que o seu advogado lhe diz, também damos por nós a ter empatia e a torcer por ela.

Além disto tudo, temos também o sub-plot do livro. O lado mais pessoal da vida de Mickey Haller: a sua história com a ex-mulher e a filha de ambos, que está meia "tremida". Haller é "gente como a gente", comete erros e nem sempre toma as melhores decisões e por esse motivo é muito fácil criarmos uma ligação com ele também. 

O livro prende-nos do início ao fim. Ali em cima eu disse que ele começava com um BANG, não foi? Pois também termina com revelações bombásticas.

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler os restantes livros da série, mas este primeiro contacto com as obras do autor foi incrível e podem ter 100% certeza que eu estou doida para deitar as mãos à série completa! Vocês que já leram, o que acharam?

Espero que tenham gostado e antes de saírem não esqueçam de clicar nos links bonitos que estão aí em baixo!
Um beijo gigante e até ao próximo post ♥ 

youtube facebook ♥ instagram  goodreads pinterest ♥ bookdepository **  wook **
** ao fazerem alguma compra por esse link do Book Depository (que tem frete gratuito para todo o Mundo) e por esse link da Wook, eu recebo uma pequena comissão que me ajuda a mim e ao blog. <3

Free Delivery on all Books at the Book Depository

You May Also Like

0 Comments